quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conceitos básicos de Multimédia.

 A palavra multimédia resulta da junção de duas palavras latinas “multi” e “média”, em que Multi tem origem da palavra Multus, significando múltiplos ou numerosos, e Media é o plural da palavra médium e significa meio ou centro. Tendo em conta a origem da palavra concluímos que multimédia significa múltiplos meios. Aplicando esta origem á informática dizemos então que multimédia consiste na utilização de vários meios, entre o emissor e o receptor, de transmitir uma mensagem.
No quotidiano são considerados produtos de multimédia os jornais, as revistas, a televisão etc. No âmbito das tecnologias de informação e comunicação define-se multimédia como a utilização de diversos meios, tais como textos, imagens, gráfico, vídeos e áudio, que são processados por computador, depois armazenados e finalmente transmitidos.
A multimédia resulta da combinação controlada por computador de pelo menos um tipo de média estática com um tipo de média dinâmica. O tipo de média estática e constituída por elementos de informação independentes do tempo podendo ser alterada apenas a sua dimensão no espaço, tais como texto, imagens, gráficos… estes podem ser apresentados em qualquer tempo sem perderem o seu significado. Para estes conteúdos, o tempo não faz parte da sua semântica, sendo a sua localização espacial o aspecto que importa considerar. O outro tipo de média, ou seja média dinâmica, e constituída por elementos de informação dependentes do tempo, assim o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar o seu conteúdo também tem de ser alterado (o tempo faz parte da sua semântica). Também é frequente associar o tipo de média dinâmica á apresentação de uma sucessão de imagens ou de modelos gráficos no ecrã de maneira a criar uma sensação de movimento. Por isso, também é comum identificar os tipos de media dinâmicos utilizando, respectivamente, as designações de vídeo digital (imagens em movimento) e animação (gráficos em movimento).

Quanto a sua origem os tipos de média podem ser capturados ou sintetizados. Os tipos de média capturados são aqueles que resultam do exterior para o computador, ou seja, utilizando dispositivos adequados podemos <passar> para o computador imagens, vídeos, modelos de áudio etc. Os tipos de média sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador.
Relativamente aos modos de divulgação dos tipos de média estes podem ser: divulgação online ou divulgação offline. A divulgação online significa que temos aceso imediato aos conteúdos multimédia isto e conseguido através da utilização de uma rede informática p.ex, e a divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento do tipo digital como CD e DVD, ou seja não temos aceso imediato aos conteúdos multimédia.

No campo das tecnologias de multimédia temos a representação digital que representa a única forma em que o computador é capaz de trabalhar (linguagem binária). Desta forma todos os conteúdos informáticos têm a mesma base. Existem então dois tipos de sinais: os sinais analógicos e os sinais digitais. Um sinal analógico é um tipo de sinal contínuo e variável no tempo. Um sinal digital e um sinal discreto (descontinuo) e não variável no tempo. Sendo os sinais analógicos incompatíveis com os sistemas informáticos existe a necessidade de transformar os sinais analógicos em digitais, a esta transformação chama-se digitalização. A digitalização inclui 3 etapas: a amostragem; a quantização e a codificação.
A amostragem consiste em pegar em apenas uma pequena parte do sinal analógico para que seja mais fácil converte-lo.

 Amostragem.


 Depois de amostrado inicia-se a sua quantização que significa atribuir um determinado valor dentro de uma gama de níveis, por exemplo, um sinal de 4.5 V pode ser quantizado em 4V ou 5V.



Depois de quantizado iniciasse a sua codificação que consiste na passagem dos valores que constituem o sinal para linguagem binária.A codificação está representada na figura seguinte.



Se nos referimos ao facto de o utilizador ter ou não a possibilidade de alterar o conteúdo de um sistema, entramos no campo da linearidade e não linearidade. A linearidade consiste na passagem dos conteúdos do sistema através de uma acção pré-programada em que o utilizador não pode interferir. Por exemplo no caso das televisões e canais analógicos, o telespectador não pode alterar a ordem dos programas. A não linearidade é quando o utilizador pode escolher dentro dos conteúdos do sistema àquilo a que pretende ter aceso de acordo com as suas necessidades. Por exemplo quando ouvimos um CD não somos obrigados a ouvir pela sequência em que as músicas aparecem, podemos escolher aquelas que queremos ouvir.

Existem componentes do hardware que nos ajudam a melhorar a nossa comunicação com os sistemas informáticos. De entre os quais existem os dispositivos de entrada; se saída; de entrada-saída; e de armazenamento. Alguns exemplos são:
 Dispositivos de entrada: teclado, microfone, webcam.
 Dispositivos de saída: colunas; monitor e auscultadores.
 Dispositivos de entrada-saída: Modem, placas de rede, Bluetooths.
 Dispositivos de armazenamento: Pendres, cartões de memória, disquetes.


Ilustrção do conceito de multimédia.

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