Inteligência artificial é uma área de pesquisa da ciência e engenharia de computação dedicada a criar dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade racional de um ser humano, na medida em que este seja capaz de perante uma situação criada, de raciocinar, perceber, tomar decisões… ou seja, SER INTELIGENTE.
Os Sistemas Periciais são um exemplo de uma das aplicações da I.A. e estes são sistemas informáticos que têm por objectivo colocar uma "máquina" a resolver um problema, e fazer com que esta resolva esse problema de uma forma prática e funcional, tal como um especialista nesse determinado domínio específico faria. Após varias experiências podemos concluir que um sistema e pericial se as “maquinas” se aproximarem da performance humana na resolução do problema testado. Estes sistemas estão directamente relacionados com vários domínios. De entra eles destacam-se: o conhecimento do domínio em questão; a capacidade de tomar decisões; o conhecimento de processos; e o controlo da operação. Outros tipos
tipos de aplicações são por exemplo: o planeamento (o sistema tem possibilidade de escolher, tomar decisões de acordo com critérios que servem melhor os seus objectivos.); visão computacional (o sistema tem a possibilidade de reconhecer caracteres gráficos e, poe exemplo, reconstruir ambientes vistualmente.) ; robótica; intretenimento....
A I.A está aplicada em varia áreas, sendo talvez a indústria, sendo de automóveis ou não, o sector em que a I.A está mais evidente. De resto ela pode também ser aplicada na educação, no comercio etc.
Então podemos concluir que a Inteligência Artificial tem como objectivo aumentar a inteligência de uma “máquina”. Esta possui um conjunto de técnicas que são suportadas pelos vários sistemas e que permitem a emulação de capacidades de seres humanos em sistemas computacionais.
Ilustração de intelegência artificial. |
Sem comentários:
Enviar um comentário