quinta-feira, 10 de maio de 2012

Conceitos base (Visual Basic)


Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados uns computador vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
Existem dois tipos de linguagem de programação, a linguagem considerada de alto e de baixo nível.
A linguagem de programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstracção relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão directamente relacionadas à arquitectura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.
A linguagem de baixo nível é uma linguagem de programação que compreende diretamente as características da arquitetura do processador, como os registradores. Assim, utiliza somente instruções do processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Assembly que trabalha diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.
As linguagens de programação mais conhecidas são : linguagem-maquina; linguagem Assembly e linguagens de alto nivel.
Linguagem-maquina: Todo computador possui um conjunto de instruções que seu processador é capaz de executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina, são representadas por sequências de bits, normalmente limitadas pelo número de bits do registrador principal da CPU. Esse código é chamado de código binário.
Exemplo linguagem maquina

A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitectura de computador específica usa, utilizada para programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits, torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos.
Exemplo lingugem assembly

Quando falamos em níveis, podemos dizer que uma linguagem de alto nível está muito mais próxima do programador do que do dispositivo, ou seja, é uma linguagem muito mais intuitiva. Existem linguagens onde é feito um diagrama e esse diagrama que nada mais é do que um desenho é convertido para uma linguagem de programação pré-seleccionada. Essa é uma linguagem bem mais amigável ao programador devido à sua facilidade de entendimento.
linguagem de alto nivel


Conceito de algoritmo e programa:
Um algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações (criadas pelos algoritmos) de forma que seja útil para as pessoas que o utilizam.
Exemplo de algoritmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário