Uma linguagem de programação é um método
padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de
regras sintácticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite
que um programador especifique precisamente sobre quais dados uns computador
vai actuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais acções
devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
Existem dois tipos de linguagem de programação, a
linguagem considerada de alto e de baixo nível.
A linguagem de programação de alto nível é como se
chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com
um nível de abstracção relativamente elevado, longe do código de máquina e mais
próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão
directamente relacionadas à arquitectura do computador. O programador de uma
linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador,
como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na
linguagem de alto nível.
A linguagem de baixo nível é uma linguagem de
programação que compreende diretamente as características da arquitetura do
processador, como os registradores. Assim, utiliza somente instruções do
processador, para isso é necessário conhecer os registradores da máquina. Nesse
sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a
arquitetura do computador. Um exemplo é a linguagem Assembly que trabalha
diretamente com os registradores do processador, manipulando dados.
Linguagem-maquina:
Todo computador possui um conjunto de instruções que seu processador é capaz de
executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina, são representadas
por sequências de bits, normalmente limitadas pelo número de bits do
registrador principal da CPU. Esse código é chamado de código binário.
Exemplo linguagem maquina |
A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Assembly
ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de
máquina que uma arquitectura de computador específica usa, utilizada para
programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e
microcontroladores. A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits,
torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos.
Exemplo lingugem assembly |
Quando falamos em níveis, podemos dizer que uma
linguagem de alto nível está muito mais próxima do programador do que do
dispositivo, ou seja, é uma linguagem muito mais intuitiva. Existem linguagens
onde é feito um diagrama e esse diagrama que nada mais é do que um desenho é
convertido para uma linguagem de programação pré-seleccionada. Essa é uma
linguagem bem mais amigável ao programador devido à sua facilidade de
entendimento.
linguagem de alto nivel |
Conceito de algoritmo e programa:
Um algoritmo é uma descrição passo a passo de como
o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma
ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade
implementa uma ou mais operações (criadas pelos algoritmos) de forma que seja
útil para as pessoas que o utilizam.
Exemplo de algoritmo. |
Sem comentários:
Enviar um comentário