As imagens processadas por computador dividem-se em duas grandes categorias distintas. As imagens podem ser ficheiros bitmap ou ficheiros vectoriais.
As imagens vectoriais são totalmente descritas por definições matemáticas. Estas alem de ocuparem menos espaço do que as imagens bitmap, possuem a vantagem de també poderem ser utilizadas em qualquer tamanho sem perda de qualidade pois cada linha individual que forma a imagem é feita através de um vasto conjunto de pontos unidos. Quando se aumenta a resolução de uma imagem deste tipo apenas é necessário voltar a ligar os pontos que pertencem ao seu contorno não perdendo assim a sua qualidade. Na primeira figura vemos a imagem tal como ela é. Na segunda figura vemos as linhas que definem o desenho.
As imagens bitmap são constituídas por um aglomerado de pontos aos quais se chama pixéis. Cada pixel tem a sua própria cor e é descrito usando bits (que correspondem a mais pequena unidade de informação utilizada pelo computador) estes nao possuem uma dimensão fixa, o tamanho será atribuído ao pixel no momento da impressão.Pelo contrário este tipo de ficheiros de imagem não pode ser utilizado em qualquer tamanho visto que perde bastante a sua qualidade. Na imagem abaixo podemos observar bem a perda de qualidade á qual me referi anteriormente.
Existem vários tipos de formatos dos ficheiros tanto do tipo vectorial como do tipo bitmap.
Formatos de ficheiros do tipo bitmap:
BMP (bitmap):
O formato BMP é um dos formatos mais simples, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM, sendo o formato nativo de mapa de bits do Windows (a partir da versão 3.00. Um ficheiro BMP é um ficheiro bitmap, ou seja, um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos gerando as suas próprias cores. Este formato de ficheiro é limitado ao uso em pré-impressão.
Imagem bitmap. |
GIF (Graphics Interchange Format):
Este formato é utilizado para definir imagens coloridas generalizadas, é um formato que permite imagens de alta qualidade e alta resolução. As imagens com este formato possuem uma paleta de cores bastante limitado impedindo o seu uso prático na compactação de fotografias mas também torna possível o armazenamento de ícones e de pequenas animações ou imagens.
GIF animado. |
JPEG (Joint Photographic Experts Groups):
É o formato mais comum para armazenar e transmitir imagens, pois possui uma relação ajustável entre o tamanho de armazenamento e a qualidade de imagem.
PDF (Portable Document Format):
Icon JPEG. |
Este tipo de formato é bastante prático pois Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução, pode tambem ser utilizado tanto para visualização como para impressão. Além disto este formato ocupa pouco espaço ao seu armazenado.
Icon PDF. |
PNG (Portable Network Graphics):
O formato PGN foi criado para trabalhar maioritariamente com imagens. Este torna possível a compressão de imagens sem estas perderem qualidade. Também é utilizado para retirar o fundo ás imagens tornando-o transparente (tem a possibilidade de definir 256 níveis diferentes de transparência).
TIFF (Tagged Image File Format):
Ilustração do formato PNG. |
É um formato gráfico que permite armazenar imagens bitmao de dimensoes consideráveis sem perda de qualidade. O formato TIFF permite armazenar imagens a preto e branco, a cores reais (até 32 bits por pixéis) bem como imagens indexadas, fazendo uso de uma paleta de cores.
Ilustração do formato TIFF. |
Formatos de ficheiros do tipo vectorial:
SVG (Scalable Vector Graphics):
Este formato pode descrever de forma vectorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vectoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados.
Icon do formato SVG . |
SXD (OpenOffice.org DRAW):
O Formato permite simulações de 3D entre o desenho vetorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório.
Icon do formato XSD. |
PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript):
O format PS é um format nao editável destinado apenas a impressoras. Pedlo contrário o formato EPS é um formato destinado a transmitir ficheiros PostScript. estes dois modelos sao Reconhecidos por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial.
Ilustração do formato EPS. |
CDR (CorelDraw):
Este formato é o formato de imagem vectorial utilizado no Corel Draw. Este formato cria a possibilidade de o programa Corel Draw abrir, trabalhar e também converter imagens noutros formatos.
WMF (Windows Meta File):
Este formato corresponde ao formato nativo do Microsoft Windows para o armazenamento de imagens.Pode ser gerado em vários programas. É um formato aceito por vários softwares, podendo ser incluído até em documentos do Word.
Ilustração do formato CDR. |
Este formato corresponde ao formato nativo do Microsoft Windows para o armazenamento de imagens.Pode ser gerado em vários programas. É um formato aceito por vários softwares, podendo ser incluído até em documentos do Word.
Ilustração do formato WMF. |
Sem comentários:
Enviar um comentário