Em informática a Interface Gráfica ou GUI é um meio de interacção entre o utilizador e o computador. Esta cria a possibilidade de o utilizador manipular objectos virtuais de forma directa, através da utilização de widgets em que os mais comuns são o rato, o teclado e o joystick.
Os ambientes de realidade virtual resultam do desenvolvimento da interface. Sendo assim a realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada que permite a recriação de realidades, e a interacção de utilizadores com essas realidades recriadas onde as pessoas podem realizar virtualmente experiências do mundo real.
A realidade virtual pode ainda ser considerada imersiva ou não imersiva. Consideramos uma realidade imersiva quando uma pessoa utilizando equipamento específico, como as luvas de dados, o capacete… experimenta uma sensação de inclusão na realidade simulada sendo os seus sentidos todos estimulados não sentido qualquer estimulo vindo da “verdadeira realidade”. Pelo contrário temos a realidade virtual não imersiva onde o utilizador pode manipular directamente objectos virtuais mas não se sente dentro da nova realidade, não sendo os seus sentidos estimulados e este pode responder a estímulos exteriores. Este tipo de realidade virtual e conseguida através de monitores e de widgets. Aceda ao link seguinte para ver um video sobre a realidade virtual:http://www.youtube.com/watch?v=388V4iqiN_4&feature=related.
Assim e interactividade é a interacção entre o utilizador e o sistema, e consiste na possibilidade de um utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas sobre este e sobre os seus componentes, onde o sistema responde de maneira diferente criando novas situações ao utilizador.
Realidade virtual. |
Sem comentários:
Enviar um comentário