quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

cor

A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe luminoso emitido por um objecto sobre células especializadas da retina, esta possui células sensíveis á luz que tornam possível a transmissão dessa mensagem ate ao cérebro onde depois vai ser descodificada e tratada para que nos possamos reconhecer essa cor.

 Teoria da cor: 
 A luz solar é composta por um conjunto de radiações que dão origem ao chamado espectro electromagnético. Neste espectro as radiações não tem o mesmo comprimento de onda o que possibilita a existência de varias cores. Segundo esta teoria a cor, depende da percepção de cada ser humano e surge porque o objecto absorve as radiações que incidem nela reflectindo apenas aquelas que compõem a sua cor.A cor é considerada uma propriedade dos objectos.  A ausência de luz implica também a ausência de cor.

cor

A cor  pode ser estudada tendo em conta algumas características consideradas fundamentais:
 A matiz é uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul.Esta corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante).
Matriz de cor.

 A saturação é a intensidade de um tom específico. Um tom muito saturado apresenta cores vivas e intensas, enquanto que um pouco saturado aparece mais cinzento e suave.Também pode ser definida pela quantidade de cinza que contém uma cor: quanto mais cinza  conter, menos brilhante é o que implica ser menos saturada.

Saturação.


   Luminosidade: É a quantidade de luz que é emitida numa determinada direcção, ou seja, o grau de clareza com que se vê os objectos. Sendo assim o branco e uma cor muito luminosa e o preto não.A cor mais luminosa é o amarelo e a de menos luminosidade é o violeta.

Luminosidade.

  Brilho refere-se ao acréscimo ou remoção de branco de uma cor.  As cores podem ser separadas em claras e escuras quando seu brilho é comparado. O brilho é uma medida de intensidade da luz numa cor.

Brilho.


Existem dois tiposde visão:
 Escotópica: É um tipo de visão assegurada por um tipo de sensores existentes no olho humano chamados bastonetes. Estes são sensíveis a alterações da luminosidade (portanto sensíveis ao brilho) não detectando a cor. Este tipo de visão é maioritariamente usada em ambientes com níveis de luminosidade baixa.

Representação de um bastonete.

Fotópica: Os sensores utilizados neste tipo de visão são chamados cones. Estes existem na retina e estão distribuídos de uma forma especifica: 64% distinguem os vermelhos; 32% distinguem os verdes e, por fim, 6% distinguem os azuis.



Modelos de cor:
Os modelos de cor fornecem-nos informações especificas sobre uma determinada cor em formato digital, de modo a  reproduzir com rigor a cor pretendida, quer seja pelo scanner, monitor ou impressora. Um modelo de cor é um sistema utilizado para organizar e definir cores conforme um conjunto de propriedades básicas que são reproduzíves.existem vários tipos de modelos:

  Modelo aditivo: Neste modelo a ausência de luz corresponde à cor preta, por outro lado a presença das cores consideradas  primárias (vermelho vede e azul) resulta na cor branco. Esta mistura de cores é feita através de fontes luminosas. Assim este modelo explica a mistura dos comprimentos de onda emitidos por uma qualquer fonte luminosa, Na figura que se segue esta representado o modelo aditivo.


Modelo subtractivo: Neste modelo a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, a ausência de cor corresponde ao branco o que  significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim reflectido. Assim a cor resulta da luz reflectida.Este modelo explica a mistura de cores de pintura ou impressão.

Modelo subtractivo.

  Modelo RGB: é um modelo aditivo, que descreve as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho, verde e azul. Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias , enquanto que a cor preta corresponde à ausência das mesmas. O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos como monitores de TV de computador…

Projecção de cores (RGB)

 Modelo CMYK: é um modelo subtractivo descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo. Este modelo baseia-se na absorção da luz, como tal a cor resultante da mistura das suas cores primarias é o preto.O modelo CMYK é utilizado principalmente na impressão em papel. As cores do monitor são reproduzidas numa impressora através de pigmentos que misturados formam as restantes cores.

Cores primárias do modelo CMYK.

O Modelo HSV é um sistema de cores composto por 3 componentes: Tom (Hue): designa-mos cor na linguagem comum; saturação: relacionada com a quantidade de cinzento que esta contida numa cor; e brilho: componente que define a luminosidade da cor.

Medição das tres componentes avaliadas pelo modelo HSV.

   Modelo YUV: Este modelo foi criado ao nível da transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminosidade permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco como de cor de forma .O Modelo YUV é adequando às televisões  e vídeos pois permite uma boa compressão dos dados.

Modelo YUV.





Sem comentários:

Enviar um comentário