quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Arial

Arial é uma Família tipográfica sem-serifa, ou seja, um conjunto de fontes derivadas da fonte "padrão" Arial.

letra Arial

A Arial é conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica, que representa as fontes sem serifa. Foi desenvolvida como fonte bipmap por Robin Nicholas e Patricia Saunders em 1982.


Garamond

 Garamonde e uma família de fontes de texto criada por Claude Garamonde por volta do ano 1530.
Esta fonte pertence ao grupo das serifadas, como se pode observar na figura seguinte, e como tal transmite uma sensação de continuidade num texto.

Times New Roman


A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados ao redor do mundo. O seu nome faz referência ao jornal para o qual foi criada (Times) e também a uma releitura das antigas tipografias clássicas (new roman). Os desenhos originais foram feitos por Victor Lardent.
Times New Roman é uma fonte que foi adaptada de tal forma misturando curvas clássicas e serifas, o que permite que seja usada tanto em livros e revistas quanto em textos publicitários e até relatórios de empresas.

Representação de Times New Roman

A Tabela ASCII

     A tabela ASCII e uma representação de caracteres de 7bits baseada no alfabeto inglês. Os dispositivos como computadores são apenas compatíveis com números existindo assim a necessidade de transformar tudo num conjunto de números. A tabela ASCII é a que torna possível a transformação por exemplo de uma letra para um conjunto de números para que sejamos capazes de trabalhar com texto num dispositivo informático. Utilizando varios sites podemos utilizar a tabela ascii para escrever o nosso nome, como vou  mostrar  na tabela que se segue. Para fazer isto acedi a:
http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp

Catia escrito com a tabela ASCII
Utilizando outros sites obtemos experiências diferente. Como, por exemplo, uizando:  http://www.network-science.de/ascii/ ,temos a possibilidade de escolher o formato e o resultado é o seguinte:


Atravéz da tabela ASCII também converter imagens:







Fontes tipográficas

As fontes tipográficas, também chamadas famílias tipográficas, representam um conjunto de caracteres semelhantes que constituem um chamado tipo de letra. Assim o tipo de letra e constituído por um ficheiro que contém todos os caracteres específicos daquele tipo de letra.
Existem dois tipos principais de fontes: as fontes com serifa e as fontes sem serifa. As fontes com serifa são usualmente aplicadas a blocos de texto, textos não informativos, poemas…. Pois guiam o olhar pelo texto. Devido aos seus acabamentos este tipo de fonte dá a sensação de que o testo esta todo ligado onde as letras parecem estar coladas umas às outras. As fontes sem serifa são mais utilizadas em textos informativos (científicos, tecnológicos… não incluindo as fofocas sobre famosos), são também utilizadas em títulos pois valorizam cada palavra por si só, e tandem a atrair mais a atenção das pessoas.
Fontes serifadas e sem serifa.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fontes Bipmapeed e Escaladas.

    
Existem vários tipos de fontes, estas incluem-se nos tipos de fontes Bipmapeed ou Escaladas
Os tipos de fontes Escaladas (type 1;truetype e opentype) são definidos através de equações matemáticas e são caracterizadas por poderem ser utilizadas em qualquer tamanho, pois não perdem a sua qualidade. Os tipos de fontes Bipmapeed são definidos por um conjunto de pixéis e como tal não podem ser usadas em qualquer tamanho, pois perdem a sua qualidade, isto porque elas são formadas com um tamanho e resolução específicos.
Fontes bipmapeed e fontes escaladas.